Unidade de Conservação



ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Unidade de Conservação

I - Identificação

Nome: Legado Verdes do Cerrado
Esfera Administrativa: Estadual
Atos Legais: Portaria nº 472, de 14 de junho de 2024
Situação Fundiaria: 100% PARTICULAR
Endereço: BR-414 – Km 210 e Região da Serra Negra – caixa postal - 10
Município: NIQUELANDIA (GO)
Cep: 76.420-000
Telefone da Unidade: (62) 9965-2867
E-mail da Unidade de Conservação: Informação não cadastrada até o momento!
Status Atual:
Municípios Abrangidos
  • NIQUELANDIA - GO

II - Documentos

Lei de Criação:PORTARIA Nº 472, de 14 de junho de 2024.pdf
Estudo de Criação:Relaório Vistoria.pdf
Convocação Pública:Publicacao_Diario_Oficial_nA___24.293.pdf
Consulta Pública:Juntada de Oficios.pdf
Parecer de Aprovação:SEI_60403559_Parecer_25.pdf

III - Características e Objetivos

Grupo Classificação: Uso Sutententável - US
Categoria: Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável - RPDS
Bioma: CER
Área (hectares): 33.071,34
Características Físicas: Conforme projeto de pesquisa “Biodiversidade, endemismo e conservação na Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado” a reserva apresenta 10 dos 14 tipos (conforme Embrapa) de vegetação características do bioma. As fitofisionomias encontradas são: - Campestres: Campos limpos e Campos sujos; - Savânicas: Cerrado denso, Cerrado ralo, Cerrado típico e Cerrado rupestre; - Florestais: Cerradão, Florestas estacionais, Mata ciliar e Mata de galeria. Existem aspectos de relevante beleza cênica como cavernas, grutas, corredeiras, cachoeiras, serras, savanas de cerrado, florestas de cerrado, animais silvestres, plantas endêmicas e adaptadas. Existem recursos hídricos no Núcleo Engenho: Rio Traíras (manancial de abastecimento de Niquelândia), Rio do Peixe, Rio São Bento (nascentes dentro território); Córregos do Padre, da Sociedade, do Macaco, Sucuriú, do Praião, da Lama Preta, Capão do Bandeira, do Rumão, do Engenho; e no Núcleo Santo Antônio da Serra Negra: Córrego Landi.
Características Biológicas: Entende-se que a reserva, por seu alto grau de conservação e rica biodiversidade, apresenta animais ameaçados, raros, endêmicos, presença de ninhais, bem como é uma área de reprodução. A presença de animais de topo de cadeia, como os felinos (a exemplo, onças) evidenciam a presença de uma alta e conservada biodiversidade (fauna e flora). Através do projeto de pesquisa “Biodiversidade, endemismo e conservação na Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado” coordenado pelo Dr. Marcos José da Silva – UFG, também foi possível identificar 25 espécies de anuros, sendo 7 espécies endêmicas do Cerrado. Além disso, o estudo identificou ainda 80 espécies de microalgas nos ambientes aquáticos amostrados. Já o projeto de pesquisa “Projeto Bioleve: Biomonitoramento do sistema aquático da Reserva Legado Verdes do Cerrado através de abordagem integrada com o sistema-modelo zebrafish (Danio rerio)” coordenado pelo Dr. Thiago Lopes Rocha – UFG, identificou-se 40 espécies de peixes, sendo 2 identificadas pela primeira vez no Estado de Goiás.
Características Turísticas: A cidade de São José do Tocantins (atual Niquelândia) originou-se na época dos bandeirantes, na localidade de Tupiaçara com o garimpo artesanal no Rio Traíras. Após a época do ouro, a cidade se concentrou nas atividades de extração de minério de níquel, e que alterou o nome da cidade. Dentro do município está inserido o lago Serra da Mesa, um dos principais controladores da vazão hídrica para os reservatórios para geração de energia elétrica.
Características Gerenciais: a Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável – RPDS Legado Verdes do Cerrado, de interesse público, na área total dos imóveis denominados Núcleo Engenho e Núcleo Santo Antônio da Serra Negra, situado no município de Niquelândia, no Estado de Goiás, matriculada no Registro de Imóveis da Comarca de Niquelândia/GO, será administrada pela Companhia Brasileira de Alumínio – CBA.
Objetivos: No modelo de desenvolvimento sustentável da reserva, atividades de pesquisa focadas em conservação são realizadas através de parcerias e pesquisas internas, bem como, através da gestão científica da produção de espécies nativas no Centro de Biodiversidade.
Status Atual:
Vigência do Mandato:

MAPA