Unidade de Conservação



ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Unidade de Conservação

I - Identificação

Nome: Reserva Particular do Patrimônio Natural Professor Jamil
Esfera Administrativa: Estadual
Atos Legais: PORTARIA Nº 211, DE 24 DE ABRIL DE 2025
Situação Fundiaria: 100% Particular
Endereço: Fazenda Dourados, Rodovia Go 217 Km 03, Zona Rural
Município: PROFESSOR JAMIL (GO)
Cep: 75.645-000
Telefone da Unidade:
E-mail da Unidade de Conservação: Informação não cadastrada até o momento!
Status Atual:
Municípios Abrangidos
  • PROFESSOR JAMIL - GO

II - Documentos

Lei de Criação:diario_oficial_2025_05_09_completo.pdf
Estudo de Criação:estudo_rppn_prof_jamil.pdf
Convocação Pública:Extrato_RPPN_Prof._Jamil.pdf
Consulta Pública:Extrato_RPPN_Prof._Jamil.pdf
Parecer de Aprovação:SEI_76539089_Despacho_459.pdf

III - Características e Objetivos

Grupo Classificação: Uso Sutententável - US
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN
Bioma: CER
Área (hectares): 3,90
Características Físicas: Clima: Conforme condições climáticas disponíveis no climate-data.org, o clima da região de Professor Jamil é caracterizado por um clima tropical. Durante o inverno, verifica-se uma diminuição significativa dos níveis de precipitação em Professor Jamil em comparação com os meses de verão. Segundo a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. Em Professor Jamil, a temperatura média anual é de 24.0 °C. 1469 mm é a pluviosidade média anual. As características climatológicas predominantes da região são: Precipitação média anual se situa em cerca de 1.350 mm; período chuvoso de outubro a abril, com maio sendo o mês de transição para o período seco que vai de junho a agosto. Para a Bacia do Dourados, onde está inserida a bacia local, as temperaturas possuem variações, conforme as estações do ano. As temperaturas médias anuais na região diminuem à medida que aumenta a latitude, situando-se entre os valores de 25 e 26ºC. As baixas amplitudes térmicas verificadas são devidas às características topográficas da região, tipicamente de planície. (SEMARH, 2014). Na área proposta possui um curso hídrico denominado Rio Dourados (Figura 6), possui uma área de preservação permanente na margem estabelecida em ótimo estado de conservação, o proprietário do imóvel deseja manter conservada. O solo de Professor Jamil está sob a formação geomorfológica Planalto Central, sendo que nessa região existem várias classes de solos, sendo o latossolo vermelho-amarelo o que mais se destaca, são muito utilizados para a agropecuária apresentando limitações de ordem química em profundidade ao desenvolvimento do sistema radicular forem álicos, distróficos ou ácricos. Apresenta condições satisfatórias do local em termos de relevo, devido ao seu posicionamento morfológico e por não apresentar áreas com declividade acentuada na área em questão maior ou igual a 25%. As altitudes variam de 630 a 710 metros, com o relevo classificado como ondulado e suave ondulado.
Características Biológicas: A partir da observação em encontros ocasionais, somando-se ao conhecimento local dos proprietários da área em questão, foram levantadas as seguintes espécies da fauna: Arara-canindé (Ara ararauna), o Calango (Tropidurus torquatus), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), Veado-campeiro (Mazama americana), Veado-catingueiro (Subulo gouazoubira), Anta (Tapirus terrestris) e a Pomba-de-bando (Zenaida auriculata). A confirmação dos registros diretos e indiretos das espécies supracitadas foi feito através do uso de guias e manuais de campo. Durante a vistoria foi possível constatar que as áreas com remanescentes de vegetação nativa englobam diversas fitofisionomias do Cerrado. Foi identificada a formação florestal: Cerradão e Mata Ciliar, caracterizada por sua particularidade, seja quanto às espécies presentes ou quanto a estrutura a sua estrutura horizontal..
Características Turísticas: As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) são uma importante ferramenta para a proteção da biodiversidade, essas se referem a uma unidade de conservação (UC), de domínio privado e possui o objetivo de conservar a diversidade biológica, envolver proprietários de terra no desafio da conservação da natureza e na promoção de atividades eco turísticas é uma forma de incentivo e educação ambiental para conservar e recuperar o meio ambiente.
Características Gerenciais: As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) são uma importante ferramenta para a proteção da biodiversidade, essas se referem a uma unidade de conservação (UC), de domínio privado e possui o objetivo de conservar a diversidade biológica, envolver proprietários de terra no desafio da conservação da natureza e na promoção de atividades eco turísticas é uma forma de incentivo e educação ambiental para conservar e recuperar o meio ambiente.
Objetivos: As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) são uma importante ferramenta para a proteção da biodiversidade, essas se referem a uma unidade de conservação (UC), de domínio privado e possui o objetivo de conservar a diversidade biológica, envolver proprietários de terra no desafio da conservação da natureza e na promoção de atividades eco turísticas é uma forma de incentivo e educação ambiental para conservar e recuperar o meio ambiente.

MAPA